Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas e Café

Skincare | Os ácidos certos para a sua pele

O segredo para uma pele perfeita não passa apenas pela maquilhagem mas sim pelos cuidados que temos com ela. Por isso é importante limpar, esfoliar, hidratar e proteger da correria do dia a dia. Hoje em dia, a rotina de cuidados de pele não passa só por os cremes mas existe cada vez mais produtos que podem fazer maravilhas. Desta forma, decidi falar-vos sobre ácidos e os benefícios para a pele.

Em primeiro lugar devem de conhecer o vosso tipo de pele e o estado da vossa pele (post aqui). Depois disso, devem de ter em mente o seguinte: os ácidos são eficazes e deixam a pele como nova porém, alguns deles requerem especial atenção no seu uso de modo a não serem muito evasivos para a vossa pele, especialmente se estiverem num estado de maior sensibilidade. 

Nota que é muito importante saber que há diferentes tipos de ácidos para diferentes tipos e estados de pele, deste modo, dependendo do seu tipo de pele, os ácidos que necessitam diferem de pessoa para pessoa. E é importante, também observar que a eficácia de um cosmético não se resume apenas a um ingrediente em específico mas sim à sua fórmula em geral. Lembre-se sempre que menos é mais e que os ácidos são um dos pordutos a implementar na sua rotina de pele, não o único cosmético a utilizar. 

 

Ácido Glicólico 

Da família AHA (alfa hidroxiácidos), é o mais conhecido e mais usado na cosmética. Com propriedades esfoliantes e hidratantes, o ácido glicólico também ajuda na produção de cologénio da pele. 

É indacado para peles normais a secas, com manchas ou marcas. Podendo ser utilizado também por peles mistas e oleosas podendo, também, auxiliar no tratamento de acne. Sendo este ácido fotossensibilizante, aumenta os danos do sol na pele, desprotegendo-a, assim, dos raios UV. Por isso, é recomendável o uso de de protetor solar com SPF 30, de mínimo. Como é um ácido "potente" pode irritar a pele, deste modo, é recomendável utilizar pequena concentração deste ácido e incluindo gradualmente na sua rotina (em dias alternados, por exemplo) tendo em conta com a sua pele pode reagir ao mesmo. 

Nota que o uso deste produto não é recomendado em conjunto com outros esfoliantes e alguns outros trantamentos, nisso inclui-se retinol, ácido ascórbico, etc. por poder tornar-se demasiado para a pele. Em peles sensíveis o seu uso também deve conter alguma cautela. E caso os produtos têm vários ingredientes e outros tipos de ácidos, deve-se, então, seguir o modo de aplicação desse mesmo produto. 

 

Ácido Salicilico

Este ácido é um BHA (beta hidroxiácido) lipossolúvel. Este ácido é bem conhecido essencialmente por esfoliar a pele e ajudar na sua renovação. Sendo solúvel em lípidos (gorduras), este ácido atua perfundamente nos poros do rosto ajudando a limpá-los na totalidade. Por isso mesmo é aconselhável caso pretendem fazer uma limpeza na pele e remover qualque sinal de acne na pele. Além disso, é considerado um antibacteriano e um anti-inflamatório poderoso para a pele. 

É ideal para quem tem peles oleosas e mistas com tendência a acne e pontos negros. Pode ser usado tanto de dia e de noite, não sendo fotossensibilizante. No entanto tem uma ação esfoliante, por isso mesmo deve ser utilizado um protetor solar durante o dia. 

Cuidado para pessoas com pele sensível pois pode ser irritar ainda mais a vossa pele e o ideal é o uso de produtos com ingredientes calmantes.

 

Ácido Hialurónico  

O quanto se fala de ácido hialurónico. Mas será que sabem para que serve? Digamos que é ingrediente essencial para quem tem a pele seca pois tem a capacidade de reter uma grande quantidade de água, impedindo, assim, a desidratação da pele, deixando, inclusive, com uma melhor aparência. Ao contrário dos outros dois ácidos anteriores, este não tem propriedades esfoliantes não sendo agressivo para a pele. 

É um ácido obrigatório para a pele seca porém pode ser usado em qualquer tipo de pele ajudando a reter a água da pele, daí os aspeto de um maior preenchimento na pele. Também pode ser usados durante o dia e 
à noite e combinar com qualquer outro ingrediente. Não havendo qualquer tipo de contra indicações. 

 

Ácido Ascórbico

O ácido ascórbico é a forma mais eficaz da vitamina C. Também o mais instável. A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege a pele contra factores externos, como a radiação solar, evitando, assim, o envelhecimento da pele. Também ajuda a pele a se recuperar de agressões externas, ilumina e trata as manchas e promove a produção de colagénio.

Indicado para a pele maduras e com manchas. Possui propriedades esfoliantes, sendo aconselhável usar à noite. Funciona muito bem com outros produtos com vitamina E ou ácidos alfa lipóico. Não é recomendado a usá-lo com niacinamida porque perde a sua eficácia nem com retinol. 

 

Ácido Láctico

Outro ácido utilizado especialmente para cuidados de pele é o ácido láctico. Este ácido pertence à família AHA (alfa hidroxiácidos), tal como o ácido glicólico, com uma capacidade esfoliante. O ácido láctico tem uma propriedade de esfoliação mais superficial da pele sendo, assim, menos agressiva para a mesma. Suaviza a textura da pele e clareia o tom, sendo mais recomendado para peles mais sensíveis. Para além disso, contém propriedades hidratantes. 

Indicado para peles secas e sensíveis que necessitam de uma esfoliação e hidratação. Como todos os AHA's, é necessário o uso de protetor solar, sendo este menos agressivo que o ácido glicólico, podem ser usado de dia. 

Cuidado, este ácido não pode ser usado na mesma rotina que retinol, tal como todos os outros AHA's. 

 

Ácido Azelaico 

Este ácido é perfeito para iluminar o tom de pele e diminuir a aparência de imperfeições. Para quem tem acne e rosácea, este ácido também ajuda no seu tratamento. Pode ser utilizado em pele sensível e tem capacidade esfoliante mas não muito comparativamente a outros ácidos. 

Ideal para pele acneica, sem brilho e/ou manchada. A sua aplicação pode ser feita de dia e de noite, seguindo-se sempre da aplicação de um protetor solar durante o dia. Caso precise de uma maior ação esfoliante na sua pele, pode combinar com outros produtos com AHA's e BHA's.

Há que ter cautela na sua aplicação, mesmo sendo menos agressivo, deve-se ter uma maior percaussão na sua aplicação com outros esfoliantes em peles sensíveis. 

 

Ácido Mandélico

Pertencente também aos AHA's, este ácido é considerado mais "leve". Esfolia a pele de forma suave e gentil, sendo ideal para peles sensíveis. Em altas concentrações, contém propriedades antioxidantes. 

Este ácido é ideal para peles sensíveis, com tom opaco, manchas ou textura irregular. Pode ser aplicado de dia e de noite, sempre com o proteção solar durante o dia. Para uma esfoliação mais eficiente, pode ser combinado com outros produtos AHA's e BHA's. 

É menos agressivo que outros ácidos mas nas peles mais sensíveis deve-se ter um maior cuidado ao misturar com outros esfoliantes. É uma questão de ver como a pele irá reagir. 

 

Ácido alfa lipóico

Ao contrário de outros ácidos este não é esfoliante mas sim, é um poderoso antioxidante. Ele melhora a aparência da sua pele bem como a textura da mesma e combina com o tom. Sendo solúvel em água e óleo, é absorvido pela pele muito facilmente. Ajuda a combater os radicais livres para além de tratar o envelhecimento da pele. 

É aconselhado para pele sem brilho e/ou com sinais de envelhecimento. Como é um ingrediente sensível ao sol, caso não seja indicado na embalagem, deve ser utilizado na rotina de cuidados de pele de noite. Os seus efeitos são mais notórios com o uso em conjunto com o ácido ascórbico. 

Atenção que possui alta concentração (mais de 5%) o que pode provocar irritação na pele. 

 

E pronto, sobre ácidos estamos conversados, há que ter cuidados e adaptá - los ao seu tipo de pele e ver como a pele reage à sua ação. 

Espero que tenha ajudado a esclarecer sobre este assunto. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub