Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas e Café

Retrospectiva de 2019

Último dia do ano. Como o tempo passa. Todos os anos repito esta frase mas a velocidade do passar do  tempo deixa-me intrigada, de certa forma. E refletindo sobre este ano que chegou ao fim, está na altura do veredicto final. 

Sobre o meu 2019 devo dizer que este ano foi um ano de muita mudança. O ano em que me mostrou, de certa forma, a realidade da vida. Foi um ano de (muitos) altos e baixos, de muitas lágrimas e sorrisos mas sobretudo de crescimento e evolução. Posso dizer que terminei esta década de cabeça erguida, mais forte e confiante. 

Foi um ano de evolução, de deixar ir quem e o que deveria ir. Foi ano em que mais aprendi a olhar por mim, com os meus olhos sem deixar de ser "influenciada" pelas mentalidades de todos. Foi o ano em que me mais aproximei da minha essência, em que mais reconheci a minha força interior perante todas as dificuldades que apareceram pelo meu caminho. Foi um ano de muitas trocas e baldrocas, de tantos problemas e tantas resoluções. 

Foi um ano em que tive de perdoar-me, sobretudo, pelas mágoas e por todos as vezes que fracassei, por todas as vezes que fui demasiado exigente comigo mesma ao ponto de me rebaixar, de não gostar de mim o suficiente e não acreditar no meu potencial. 

Mas que ano... Tinha planos e objetivos pessoais que não cheguei a cumprir, como por exemplo entrar na faculdade, mas ao fim de contas, me apercebi que nem sempre um "não" por parte da vida é uma porta fechada. Que afinal há "males" que veem por bem. Que se tem de acontecer, vai acontecer. Por vezes não é uma questão de estudo e dedicação mas sim também uma questão de sorte. Sorte essa, que não tive. Houve um ponto deste ano que isso me abalou, em que fiquei revoltada comigo mesma por não ter conseguido atingir essa meta, hoje sei que foi melhor assim. Sei que não estava preparada para essa mudança, não estava preparada para essa realidade, por isso, hoje, agradeço a Deus por isso. 

Mas durante este ano, não foram só coisas menos boas que aconteceram, também houve momentos que eu adorei viver e que gostaria tanto de repetir. Esses momentos mais felizes, esses sim, eu quero levar para 2020 na minha memória e no meu coração, foram momentos para nunca mais esquecer. As viagens, as surpresas, os mimos, os afetos, as risadas, o convívio, as amizades (novas ou não), as idas ao cinema, todas essas memórias são para recordar mais tarde, certamente. E é assim que se vive, deixando o que nos feriu ir, e arranjar um espaço dentro de nós só para os bons momentos. 

E claro que nesta retrospectiva, não poderia deixar o meu GRANDE AGRADECIMENTO a todos vocês, meus leitores, que tornaram este blog não só meu mas também vosso, que não tiveram medo de interagir comigo ao longo deste ano, que me surpreenderam com o vosso feedback. Até ao dia de hoje, grande parte dos meus leitores não são só do Funchal, tenho leitores que me leem em Portugal Continental, no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha, etc. Em todos os cantos do mundo tenho alguém que me lê, que me dá o seu parecer, que reconhece o meu trabalho, isso para mim, é tão gratificante. Muito obrigada por tornarem o meu ano ainda melhor. 

Concluindo, pensando bem, este ano até que não foi dos piores, foi um ano para abrir os olhos, algo que de vez enquanto é necessário. No entanto, esperemos que 2020 seja muito melhor. E, no que depender de mim, por cá, há muito mais por vir. 

E para vocês, como foi este ano? 

 

* Obrigada do fundo do meu coração, por todo o carinho e reconhecimento que me deram ao longo deste ano! Sem vocês, este meu sonho, este blog não seria possível. * 

2 comentários

Comentar post

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub