Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas e Café

Produtividade nos tempos de Quarentena

À medida que o tempo vai passando, quanto mais tempo estamos fechados em casa, mais difícil se torna manter a rotina, algo que é compreensível e perfeitamente normal. Uma vez que temos mais "liberdade" e mais flexibilidade nas tarefas, aborrecimento ou preguiça são o maior obstáculo. 

Mas depois vemos as tarefas infindáveis que temos que fazer e ficamos arrependidos daquele "fica para amanhã" que dissemos no dia anterior ou então naquele "só mais 10 minutos". Porém, trago umas dicas que vai ajudar-vos a manter-vos produtivos ou melhor, tornar-vos ainda mais produtivos durante todo este período de quarentena para não perder o ritmo. 

 

Fazer uma lista

Comecem por colocar todas as tarefas que prendem fazer, aquelas que têm de fazer, numa lista e vão riscando conforme forem concluindo. Uma espécie de check - list que podem elaborar facilmente num papel ou nas notas do telemóvel. 

 

Estipular horários 

Estabelecer horários de modo a incluir todas as tarefas, com espaço para alguns momentos prazerosos e de lazer. Com horas inclusive para ajudar a cumprir. 

Exemplo: 09:30h - acordar; 10:00h - verificar e responder e-mails; 12:30h - almoçar; etc. 

 

Brainstorming

Anotem todas as ideias que tiverem consoante novos projetos, novos trabalhos, etc. de modo a que um dia mais tarde possam usar. 

 

Exercitar-se

Coloquem no vosso horário um tempo para exercitar pois dará mais energia para o resto do dia. 

 

Manter a sanidade mental

Experimentem só meditar pela manhã, vai ajudar a dar mais energia e foco para o resto dia, para alem de vos ajudar a lidar com toda esta situação de estar confinados num espaço durante tanto tempo. Vão por mim, vai fazer-vos muito bem. 

 

Traçar metas e/ou objtivos 

Delinear metas e/ou objetivos ajuda-vos a saber o caminho a percorrer até conseguir chegar até ela. Para além disso, vão encontrar foco e menos dispersão, mais certeza do que fazer e como agir para uma tal meta. É importante ter sempre bem definidas as nossas metas e/ou objetivos e ter sempre presentes no nosso pensamento.

 

Ter um bom descanso

Descansar bem também é importante. Manter o hábito de, pelo menos, sete a oito horas de sono é essencial para manter o foco, a organização e a produtividade. Por isso nada de "só mais cinco minutos". 

 

Priorizar tarefas de acordo com prazos de entregas

Sobretudo para quem está a trabalhar em casa, é importante realizar as tarefas de acordo com os prazos de entrega. Realizar as tarefas atempadamente e não deixar para cima da hora. Eu sei que existe pessoas que trabalham ainda melhor sobre pressão mas para evitar qualquer motivo de desespero e ansiedade desnecessário, organizem-se e façam as coisas atempadamente e de acordo com os prazos de entrega.

 

Começar pelas tarefas mais difíceis e que exijam mais tempo

As tarefas que exijam a maior parte do vosso tempo assim como as mais difíceis, são aquelas que também devem de ser priorizadas. Depois de as fazer, obviamente que ficaram um pouco mais cansados mas depois, as pequenas tarefas, aquelas mais simples, vêm compensar todo o tempo perdido.

 

Não adiar qualquer tarefa

Só porque é mais complexa ou porque têm mais tempo para a realizar, a desculpa de "dá tempo" ou "fica para mais tarde" ou ainda "fica para amanhã" não se aplicam. Tentem fazer um pouquinho hoje, um pouquinho amanhã ou talvez dediquem mais tempo a concluir essa tarefa em vez de adiar para o dia seguinte. 

 

Eliminar qualquer distração

Afastar-se do telemóvel ou da televisão ou de qualquer outra coisa que pode distrair-vos é essencial para manter o foco nas tarefas. Criem uma área de trabalho com tudo que seja essencial para o realizar e só depois de completar todas as tarefas, podem ter o vosso momento de lazer. 

 

Ter organização

A organização é fundamental para ser mais produtivo, daí os horários, a criação de um ambiente propício para o trabalho. Por isso tentem manter-se organizados para fazer o trabalho render.

 

Cumprir um tarefa de cada vez

Por vezes, quando começamos a trabalhar, a ver tudo o que temos para fazer, o nosso cérebro começa a funcionar em modo automático e daí aparecem mil ideias para mil projetos diferentes, tente manter o foco em cumprir uma tarefa de cada vez e aponte todas as outras novecentas e noventa e nove ideias para os outros novecentos e noventa nove projetos. Uma tarefa de cada vez, lembre-se. 

 

E estas foram as minhas dicas que vos deixaram mais produtivos nesta quarentena e que irão fazer o vosso dia render. 

 

 

 

 

 

 

 

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub