Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas e Café

Power Poses - A mensagem que a linguagem corporal transmite

A linguagem é um meio de comunicação com o mundo à nossa volta, muitas vezes associamos ao facto de como interagimos uns com os outros. Mas a linguagem não está somente associada à forma como falamos, ao nosso idioma, às palavras que dizemos ou que saem da nossa boca para fora mas também abrange algo maior, o nosso corpo. 

Numa primeira abordagem, numa primeira impressão, quando conhecemos alguém, notamos a sua aparência, a forma como se comporta e se expressa em relação aos outros. Eis a linguagem corporal. Ela é um elemento fundamental na nossa comunicação é através dela que obtemos as primeiras impressões sobre cada indivíduo. Mas será que damos aos outros as melhores informações sobre nós numa primeira abordagem, assim à primeira vista? 

No post de hoje, trouxe este tema à baila por ser algo que esteja a trabalhar em mim mesma. Devo confessar que a primeira impressão que dou de mim mesma, segundo outras pessoas, é de arrogância, confiante e altruísta. De facto, num primeiro impacto ser "arrogante" não é algo que causa boa impressão ao olhos dos outros muito menos convida as pessoas a se aproximarem. São essas pequenas informações que transmitimos de nós mesmos num primeiro embate mas isso não significa que corresponda ao vosso verdadeiro "eu", o "eu" interior.

Segundo o estudo de Amy Cuddy, professora da Harvard Business School, a forma como nos comportamos tem uma grande influência na nossa autoestima aumentando drasticamente a nossa confiança. Daí as Power Poses, a forma de estar que transmite a quem nos rodeia a nossa atitude mesmo sem dizermos uma palavra. 

Já pararam para pensar que muitas das vezes não conseguimos alcançar algo na vida devido à nossa postura? Eu acredito que a maneira como pensamos, nos comportamos perante n situações do dia a dia transmite ao universo aquilo que queremos receber de volta, a Lei do Retorno. E mudar a nossa postura, nem que seja por meros minutos pode mudar muita coisa ao nosso redor. 

As Power Poses também são muito apreciadas no mercado de trabalho, nas reuniões ou até mesmo nas entrevistas de emprego, todo o corpo tem de interagir conforme o que nós falamos e acreditamos, por vezes não é fácil porque os nervos sempre nos traem mas também não significa que seja impossível. 

Vamos conhecer a diferença entre elas? 

image.jpeg

A diferença entre ambos os lados é a postura. Se quisermos mostrar-nos confiantes, nunca podemos ter uma postura de "acanhados" no sentido em que estamos encolhidos, no nosso canto mas sim uma postura mais descontraída, de "quero, mando e posso". Eis a diferença. Mas não é algo que possamos mudar de um dia para outro visto que se trata de um processo. Recomendo, vivamente, a começarem com uma meta de dois minutos apenas naquela posição altruísta e confiante, depois, quando se sentirem confortáveis, acrescentam mais um minuto à meta inicial é assim sucessivamente, tenho a certeza que tudo na vida vai fluir melhor porque, para além da autoconfiança e da autoestima mais elevadas, vão transmitir uma melhor energia a quem está à sua volta bem como ao universo e a partir daí, tenho a certeza que todos os astros se alinham na vida e tudo flui melhor e com mais leveza. 

Não vos convenci ainda? Então tenho exemplos concretos de pessoas que todo o mundo conhece e tenho a certeza que vos consigo fazer pensar sobre este assunto, no mínimo. 

image.jpeg

Um dos exemplos do poder é a nossa Cookie Lyon (Taraji P. Henson) da série Empire. Quando olhamos à primeira vista para a imagem pensamos "Uau! Que poderosa" obviamente que este pensamento não se trata do diálogo utilizado mas sim da maneira com todo o corpo fala, a linguagem corporal que transmite. 

                                  image.jpeg 

A pose de Wonder Woman da Beyoncé faz dela parecer bem mais confiante e pronta a lutar por tudo o que quer. Não é à toa que ela é a Queen B mas nós, na vida real, também podemos ser assim, confiantes e determinados. 

Há muita controvérsia em torno deste estudo das Power Poses e de tudo o que ela pode transmitir, mas cá entre nós, trata-se simplesmente de mudar a nossa postura perante os obstáculos que atravessam no nosso caminho, respirar fundo, contar até dez e encarar com confiança e determinação, que tudo se ajeita. 

 

 

(Imagens: Pinterest) 

 

 

 

Conversar :

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub