Playlist | As mais ouvidas de 2021
Finalmente com um tempinho para escrever por aqui e tenho tanta conversa para pôr em dia convosco! Estes dias têm sido uma loucura entre fim de semestre e de volta a casa para mais um natal com a família, tem sido tudo tão caótico que nem tenho tido tempo para respirar. Porém, estou aqui! E quero contar-vos tudo! Portanto, se nos próximos dias estiver mais ativa que o habitual, não estranhem e deem, sobretudo, muito amor.
Vim começar por partilhar um post que faço todos os anos sobre as estatísticas do Spotify relativamente àquilo que ando a ouvir, quanto tempo é que ouvi, artistas e géneros musicais favoritos e tudo mais... Sim, verdade, cheguei com mais um "As mais ouvidas de..." com mais um Spotify Wrapped. E este ano, está qualquer coisa, de extraordinário.
Para começar este ano ouvi, no total, 68 433 minutos (mais que o dobro comparado ao ano passado). Em minha defesa, passo a maior parte do tempo com o meu speaker ligado em casa com as minhas playlists aleatórias a tocar como forma de não me sentir sozinha e manter sempre o meu astral lá em cima, às vezes, basta mesmo uma música como "ruído" de fundo para me deixar feliz. Deste modo, acabo por encontrar na música um refugio ao silêncio e à solidão.
De acordo com estas estatístivas, ouvi durante este ano de 2021, 163 géneros musicais diferentes destacando-se, no Top 5: em primeiro lugar Reggaeton (não é surpresa para ninguém!), em segundo Dance Pop (nada melhor para dar aquela energia extra para treinar), Hip Hop Tuga, a marcar a terceira posição deste top 5 (sim, descobri que afinal há música portuguesa que não é assim tão má, então dentro deste género musical até temos umas coisas engraçadas), em quarto lugar Latin Pop (portanto, mais ritmos latinos próximos ao reggaeton) e em quinto e último lugar, para encerrar este top 5 em grande, Slap House (mais um género para treinar ou até mesmo para fazer a festa sozinha nos AirPods, porque não?!)
A música do ano, e desta vez em português, foi Monarquia de Diogo Piçarra e Bispo. Sinceramente, nem tinha noção de que fosse esta a mais ouvida deste ano, no entanto, faz sentido pois esta colaboração entre estes dois artistas aparentemente de géneros distintos, ficam tão bem juntos e sempre que a ouço, dá-me vontade de ouvir uma e outra vez... E só a melodia, arrepia-me por completo! Que música mais linda!
Este ano, isto segundo o Spotify, ouvi cerca de 3 296 artistas diferentes, entre os quais destacam-se cinco:
1º Maluma (mantém a posição referente a 2020)
2º J Balvin (mantém a posição referente a 2020)
3º Daniel Jang (nova entrada no top)
4º KAROL G (nova entrada no top)
5º Diogo Piçarra (nova entrada no top)
Claro que com novas entradas no top, só tenho que salientar que este ano foi um grande ano de revelações e boas músicas.
Segue-se, assim, a minha playlist com todos os temas que ouvir tocar over and over again ao longo de todo o ano e que tornaram, de certo modo, 2021 um ano ainda melhor.
E quanto a vocês? A vossa retrospectiva do Spotify surpreendeu-vos de qualquer forma?