Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas e Café

Os meus cuidados de corpo para a minha hiperqueratose pilar

Para quem tem Hiperqueratose Pilar, ou Queratose Pilar, mais conhecida por pele de galinha sabe o quão estranho e difícil é passar despercebido este problema de pele. Pessoalmente, sempre tive este problema e não me importava muito com ele até que chegou à minha adolescência e fui criando cada vez mais complexos em torno da minha pele por não gostar dela e daquilo que via. Com o tempo aprendi a desvalorizar o facto de tê-la assim e de aceitar-me tal como sou mesmo que seja difícil para mim. 

Resumidamente a hiperqueratose pilar é o excesso de queratina que a pele produz levando-a, assim, a ficar com borbulhas vermelhas ou esbranquiçadas, ligeiramente endurecidas, criando um efeito de pele de galinha. É uma condição de pele que, geralmente, não causa qualquer tipo de dor ou comichão e pode surgir em qualquer parte do corpo sendo mais comum nos braços, coxas, no rosto e nas nádegas.

(Imagem: Tua Saúde)

(Imagem: Tua Saúde)

 

A queratose pilar não tem cura mas existem tratamentos capazes de melhorar os aspeto. Esta alteração na pele é benigna no entanto, esteticamente desconfortável e constrangedora. Estas alterações é uma questão genética, porém pessoas que possuem doenças alérgicas, como rinites e asma, têm maior propensão para desenvolver. A carência da vitamina A também ajuda na evolução para este estado de pele bem como doenças auto-imunes, pele seca e o uso de roupas apertadas. 

Quanto ao tratamento, a exposição de raios UV melhora imenso bem como cremes gordos com ureia ou ácido salicílico na sua composição e ainda óleos. Esta é a minha rotina de pele que tenho de usar para o tratamento eficiente deste meu problema e eu sinto tanta diferença na minha pele desde que o meu dermatologista recomendou. Por isso vamos ao passo a passo.

1DE60C31-B09E-40C7-845A-28EE01E0E4CB.jpg

 

1º Esfoliante

Esfoliar o corpo tem sido dos grandes auge do meu tratamento. Faço esfoliação duas vezes por semana, deito na esponja esfoliante uma boa quantidade de produto e passo nas zonas mais críticas com movimentos circulares. 

Produto: Esfoliante Vegetal da Yves Rocher 

 

2º Óleo Lavante Corporal

 

Em vez de lavar com gel de duche, tenho lavado com óleo lavante corporal por ser mais indicado para o meu tipo de pele. Noto que a pele reage de forma diferente do que quando lavava com um gel de duche normal. Uso-o diariamente sempre que vou tomar um banho. 

Produto: Lipikar Óleo Lavante AP+ da La Roche - Posay

 

3º Creme Hidratante

Um produto imprescindível na rotina de toda a gente é o creme hidratante. Ainda mais na minha. Este creme é bem gordo pois noto que a minha pele, que tem uma textura bem seca, absorve em poucos segundos. Também é de uso diário em que aplico após o banho com a pele já seca. 

Produto: Xeratop Leite Corporal 

 

4º Corticóide Tópico

Este é aquele produto que dá um toque final ao meu tratamento. É ele que deixa a minha pele com um toque acetinado. Por se tratar de um corticóide cutâneo está sujeito a receita médica mas ele é incrível não só para o meu tipo de pele mas como também para psoríase e outras complicações da pele. Uso-o alternadamente (dia sim, dia não!) à noite antes de me deitar. 

Produto: Cutivate

 

E pronto, eis mais uma situação de saúde com que tenho de lidar. Deixei os links dos produtos que uso na minha rotina para quem tiver interessado, pode comprar. 

Espero que tenha sido útil mas primeiro, aconselho a procurarem um dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub