Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas e Café

Feminismo

Nos últimos tempos temos lidado tanto com diversas manifestações, tudo por diferentes causas. Seja contra o racismo ou a favor do feminismo, há diversos movimentos e ideias para defender mas sinto que muitas das vezes as pessoas comecem a defender e ganhar voz sobre as mais diversas causas ridiculamente radicais que mais parece que não conhece o verdadeiro conceito da palavra. 

Uma das causas que mais se tem falado atualmente é o FEMINISMO e por isso mesmo vim esclarecer o conceito e dar a minha opinião sobre o tema e sobre a defesa da causa em questão. 

 

Conceito de Feminismo

Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideológicos e filosofias que visam defender direitos equânimes e uma vivência humana por meio da afirmação de poder feminino e da libertação de padrões baseados nos géneros. Envolve a defesa da igualdade entre os homens e as mulheres nos mais diversos contextos: sociais, económicos, políticos, etc. , para além de promover os direitos das mulheres e os seus interesses.  

Na minha opinião, as pessoas que defendem este mesmo conceito, por vezes defendem-no de modo tão extremista. Atualmente, cada vez mais as mulheres lutam pelos seus direitos, pela sua independência e pela sua posição na sociedade, e eu como mulher, acho dignamente importante pois os tempos são outros e as mulheres também merecem estar em sociedade e criar a sua posição na mesma. No entanto, se há coisa que não concordo e que me preocupa neste tema é a forma de como as mulheres estão a fazer-se ouvir.

Dentro do feminismo, a defesa dos direitos e interesses, é muito divergente a nível de opiniões. Muitas delas erradas. Pois há mulheres que ao lutarem por esta causa seja em manifestações ou até mesmo nas redes sociais excedem-se. Vamos lá ver uma coisa: se nós estamos a defender os nossos direitos e interesses, se estamos a lutar por um lugar nos mais distintos cargos, seja a nível político, social ou até mesmo profissional, não temos o direito de rebaixar o sexo oposto. Se queremos tanto marcar a nossa posição nos mais diferentes campos da vida, devemos sim lutar pela igualdade sem desdenhar os homens e tratando-lhes da forma como eles nos tratem. Assim não, a meu ver, não se chega a lado nenhum. Se queremos lutar pela igualdade nas mais diversas categorias (social, político, financeiro, profissional) temos de estar à altura e mostrar que somos competentes para liderar sem passar à frente de ninguém e conquistar os nossos direitos e interesses pelo nosso próprio mérito. 

Assim sim, isto é feminismo! 

Pensem bem, antes de defenderem qualquer causa. Eu defendo o feminismo mas bem consciente do conceito por detrás desta causa.

 

Conversar :

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub