Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas e Café

Época de exames? Socorro! O que fazer?

E a época mais temida por todos os estudantes, sejam eles do secundário ou universitários, está cada vez mais próxima. E hoje, tirei um tempinho para dar-vos umas dicas para superar os picos e ataques súbitos de stress e ansiedade só de olhar para a matéria acumulada. 

No fundo a chave de tudo isto é mesmo ORGANIZAÇÃO e MUITA CALMA! Não é impossível minha gente!

1ª Dica - Olhar para o calendário

Parece irónico estar a recomendar isto mas ter um calendário à frente com todas as datas das provas (desde testes, frequências, exames, trabalhos, etc.) é muito importante para saber por onde começar

 

2ª Dica - Planear a semana

Criar uma própria agenda, seja física (em papel), seja digital, é sempre muito importante. Eu uso o Google Calender para me organizar e todos os sábados planeio mais ou menos o que tenho que fazer nessa semana. Aponto tudo, desde horários para treinar, como as cadeiras que vou estudar, datas das frequências/exames/trabalhos até mesmo tarefas que tenho que fazer, estipulo horários (incluindo as pausas). A melhor parte disso é o facto de ele estar conectado com o iPhone e assim, 30 minutos antes, aparece a notificação para não me esquecer da minha próxima tarefa. 

Sim, isto funciona se for comprido à risca e permite que tenham uma visão mais global de como organizar o vosso tempo. 

 

3ª Dica - Começar a estudar por datas 

Depois de teres o calendário, recomendo que quando organizares o teu tempo de estudo, começa a estudar pelas cadeiras/disciplinas por ordem que te aparecem no calendário. E para tornar o teu estudo muito mais produtivo, opta por estudar várias cadeiras/disciplinas, fazendo um intervalo entre 15 a 30 minutos, não desvalorizando nenhuma cadeira/disciplina ou deixando-a para trás. 

 

4ª Dica - Organizar o ambiente de trabalho

Já falei tantas vezes por aqui em outras publicações, no entanto volto a repetir o quão importante e indispensável, é ter a zona de trabalho organizada, tranquila, com boa luz (natural de preferência) e com apenas o material essencial ao estudo para evitar qualquer distração.

 

5ª Dica - Evitar distrações

Por falar em distrações, reforço uma vez mais que todo e qualquer equipamento eletrónico que não esteja a ser utilizado como material de estudo deve estar com as notificações desativadas e bem longe da área de estudo e da vista para evitar toda e qualquer distração desnecessária. 

 

6ª Dica - Pesquisas extras para maior conhecimento dos temas

Esta dica destina-se essencialmente para os estudantes universitários. A leitura de bibliografia para complementar os apontamentos de sala de aula e resumos sobre um determinado tema é muito importante e até imprescindível para o desenvolvimento de uma resposta, sobretudo quando os professores pedem pelo menos uma página de resposta.

 

7ª Dica - Exercitar

Exercício físico regular, sobretudo nesta altura onde os níveis de stress estão no limite, é imprescindível. Para além de ajudar a libertar do stress, vai ajudar-te a ser mais produtivo e está provado que ajuda na memorização e melhora a concentração uma vez que ajuda a desenvolver células cerebrais. 

 

8ª Dica - Descanso 

Época de exames é sinónimo, para muitos alunos, maratonas de estudo pela noite dentro, inclusive "diretas" para exames. Fiquem a saber que umas boas noites de sono, entre 7 a 8 horas por noite, são importantes para dar mais energia e ajudar a se concentrar para além de relaxar. Portanto, para obter ou melhorar resultados, dormir também é um dos segredos para o sucesso académico. 

 

Eis as dicas para sobreviver a esta fase que exige tanto de nós e da nossa capacidade intelectual. 

Muita boa sorte a todos para as vossas provas e que corra tudo bem na vossa vida académica. 

Votos de muito sucesso!

Estudantes, vamos com tudo! 

 

 

 

 

 

 

 

Conversar :

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub