Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas e Café

5 formas para manter a sanidade mental

Antes de mais nada, acho que devo um pedido de desculpas aos meus leitores, bem sei que tenho andado desaparecida mas, na verdade, as coisas complicaram-se um pouco por estes lados, não comigo, mas mesmo assim me afetou um pouco e me abalou o bastante ao ponto de nem ter cabeça para escrever por aqui. Mas aqui estamos nós para mais um post. Espero que gostem. 

 

Para mim, manter a sanidade mental tem sido algo muito desafiante sobretudo com a adolescência e todas as experiências de vida que tenho passado, embora diga constantemente e de peito cheio de orgulho o quão grata estou por casa coisinha que me acontece, às vezes é difícil, é duro, é bizarro, enfim. 

Por isso arranjei um pequeno (grande) guia com formas para manter a sanidade mental. 

1º Ignorar

Por vezes, para manter a sanidade mental o melhor é, de facto, ignorar situações, pessoas, o que for que vos seja tóxico. Não dar troco, simplesmente. Não é fácil mas garanto-vos que é meio caminho andado para poupar a vossa sanidade.

 

2º Não pensar demais  

Pensar menos e agir mais. Quantas vezes já vos aconteceu ficarem a pensar numa determinada situação ao ponto de se cansarem com ela ou de criar ilusões ou simplesmente criar problemas onde eles nem existem? Nada de dramas, deixem apenas acontecer. 

 

3º Desligar o complicómetro

O mesmo que dizer, simplificar. Nada de sofrer por antecipação, nada de complicar aquilo que é simples. Vejam, apenas, as situações tal como são ou numa outra prespetiva mais realista. Descompliquem. Serão mais felizes. 

 

4º Meditar

Já falei sobre meditação tantas vezes no blog, aliás, já assumi o quanto me ajudou a controlar a minha ansiedade (post aqui) e eu sinto com mais sanidade depois de aplicar esta prática na minha vida. Acho que esta prática era algo para incluir na nossa cultura, principalmente nas escolas, ou até mesmo nas nossas vidas, na nossa rotina. Tirar, pelo menos, 5 minutos para nós, para tratar da nossa mente, curar aquelas "feridas" que existem dentro de nós é algo que deveríamos fazer.

 

5º Relaxar a mente

Meditar, ler um (bom) livro, praticar uma atividade física ou até mesmo ouvir uma música com uma mensagem positiva, são algumas coisas que ajudam (e muito) para manter a nossa saúde mental no lugar. 

 

E pronto, são estes os meus truques para manter a sanidade mental. Não são itens impossíveis de cumprir, simplesmente exige muita prática e existência. É um processo contínuo mas que no fim já o fazemos de forma quase que intuitiva. E vale tanto a pena! 

 

 

 

Conversar :

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub