Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas e Café

4 alimentos para substituir os químicos

spoiler alert: tem mudado a minha vida!

Com as mudanças de temperatura tudo o que seja gripes, alergias, resfriados e até mesmo recaídas de sinusite, vem tudo ao de cima uma vez mais e logo, precisamos de uma atenção redobrada. Na semana passada, tive a minha recaída de sinusite quando fui ao Coimbra passar uns dias. Os ar condicionados, as oscilações de temperatura entre o dia e a noite deu cabo de mim, literalmente, o que resultou numa forte constipação que acabou por afetar a voz. Sorte a minha que consegui ficar bem sem recorrer a antibióticos e uma vez que não tinha me dado febre nem tinha alterado os níveis de açúcar no sangue (ainda nem sei como tal não aconteceu!!), consegui curar-me com alguns dos alimentos que colocarei aqui em baixo, o que me deixou bem satisfeita. 

Por isso, muitas das vezes, nem necessitamos de recorrer a químicos quando na nossa alimentação tem de tudo um pouco, obviamente que tive de tratar do meu sinusite com os meus medicamentos habituais que sempre uso nestas situações (seria hipócrita se não referisse isto!) mas, o objetivo de evitar um grande número de químicos no organismo foi bem sucedido. 

Quem está preparado para descobrir os quatro super alimentos? Está na hora de tomar algumas notas. 

1. Gengibre

gengibre  na forma de raiz e em pó

Já é do conhecimento de muitas pessoas os benefícios do gengibre e confesso que é um dos alimentos que mais ingiro no meu dia a dia. O gengibre é aquele alimento que nunca pode faltar em casa pois tem propriedades muito importantes e quase indispensáveis para o normal funcionamento do nosso organismo. Para além de prevenir o cancro, o gengibre atua como anti inflamatório, combate a azia e gazes intestinais, reduz as náuseas e vómitos e auxilia na perda de peso

Eu ingiro gengibre em jejum num chá, coloco um pouco de água a ferver na noite anterior e quando esta atinge o ponto de ebulição adiciono umas duas rodelas de gengibre e apago do lume. Deixo atuar durante a noite inteira e de manhã, coo, aqueço e ingiro. 

2. Bagas Goji

Resultado de imagem para goji bagas

Devo confessar que as bagas goji foram uma surpresa na minha alimentação. A minha nutricionista recomendo-as e eu nunca pensei no quão maravilhosas elas poderiam ser. Com propriedade anti oxidantes, anti inflamatórias, com 19 aminoácidos na sua composição incluindo os 8 aminoácidos essenciais necessários à síntese proteica do ser humano, com ómegas 3 e 6 e ricos em vitaminas do complexo B, C e E (e muito mais!), é impossível ficar indiferente a estas coisinhas tão pequeninas mas tão poderosas. Para além de protegerem os olhos, elas reforçam os sistema imunitário, auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol, protege contra doenças cardíacas, fígado e ajuda no controle dos níveis de pressão arterial, entre muitos outros benefícios. 

Pelas suas propriedades anti inflamatórias, gosto de ingeri - las, principalmente depois dos treinos, ou quando sinto dores menstruais, acreditem que ajuda e muito!

3. Alcaçuz

Alcaçuz

O chá de raiz de Alcaçuz é o meu segredo para o tratamento NATURAL da tosse e rouquidão e foi, uma vez mais, recomendado pela minha nutricionista. 

Esta planta tem na sua composição diversos nutrientes importantes para a manutenção da nossa saúde, inclui uma ampla gama de vitaminas, minerais e fitonutrientes antioxidantes. 

Pela sua ação anti inflamatória natural permite combater resfriados e tosse. Também reduz o risco de doenças cardiovasculares, ajuda na perda de peso, protege a saúde do cérebro, ajuda na prevenção e no tratamento de cancro. Ainda reduz a fadiga e os sintomas de menopausa bem como os de TPM. Ainda alivia os problemas respiratórios e trata da saúde da pele e do cabelo. Se ainda quiserem fortalecer o vosso sistema imunológico, o alcaçuz pode ser uma boa opção. 

4. Canela

Resultado de imagem para canela

Se há coisa que mais amo é canela. O paladar e o cheiro é algo que me encanta. A canela contém propriedades medicinais que já são conhecidas por algumas pessoas e para quem não conhece, vou falar de alguns benefícios de consumir canela. 

Primeiramente, e sem puxar as brasas à minha sardinha, ajuda no controlo da diabetes, melhora transtornos digestivos, combate infeções nas vias respiratórias, diminui a fadiga e melhora o humor, ajuda a combater o colesterol e também na digestão. Ainda a canela diminui o risco de cancro e também diminui o apetite, por ser rica em fibras. 

 

Será necessário mais razões para consumir estes quatro (super) alimentos? 

 

 

(Imagens: Google)

 

 

Conversar :

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

A autora

foto do autor

Translate

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub